quarta-feira, 28 de maio de 2014

Vovô Alcides

Cheiro de vovô, perfume de vovô, abraço e beijo de vovô, cuidados de vovô, voz de vovô, vovô cantando e batucando, carinho de vovô, vovô fumando seu cigarro sentado em sua poltrona, vovô pedindo um abraço, vovô pegando no colo, vovô protegendo do perigo, vovô dando conselhos, vovô contando suas milhares de histórias incríveis, vovô pedindo para colocar seu cd do “Nelson Gonçalves”, vovô tomando vinto tinto seco, vovô indo nas festas de fim de ano da empresa do papai, vovô fazendo a barba com gilete, vovô ansioso para ver tio Duda, vovô com dor, vovô com muita dor, vovô tem que dar adeus para vovó, vovô pega nas mãos de vovó, vovó se vai, vovô fica aflito e muito triste, eu tão pequeno desesperado, os anos se passam, vovô não tem chão, vovô mora com a gente, vovô do meu lado, vovô passa por cirurgia, vovô sente dor, vovô volta morar com tio Duda, vovô não tem mais chão de novo, vovô volta morar com a gente, vovô sente muito mais dor, vovô reza e fala com Deus e de madrugada geme de dor, eu pergunto se ele está bem e vovô responde que sim, para não dar trabalho, vovô de dia muito bem, parecia um garoto de 12 anos, vovô fuma seu cigarro e mais um dia se vai, vovô amanhece de cama, seco, pálido e sem vida quase, vovô só sussurra pedindo para ver tio Duda, mas tio Duda está viajando a caminho de casa, vovô nem água mais bebe, só molhada no algodão, garganta de vovô muito seca e ferida, família toda no quarto, pego nas mãos de vovô e coloco meu ouvido no peito de vovô, vovô vai se indo, olho de vovô fica azul...............vovô vai se indo, sem falar uma palavra se quer, eu começo a gritar e pedir pelo amor de Deus que ele não se vá, ele me olha tão perdido como se tivesse dando adeus, aos poucos os barulhos do corpo de vovô vão se indo, até que um silencio toma seu corpo, olho sua perna e está preta, o câncer havia tomado ela em segundos, um silêncio imenso no quarto, vovô já não está mais ali, família começa a orar, abraço papai chorando e digo que nunca quero perder ele, que meu companheiro, meu segundo pai havia ido embora para sempre das nossas vidas, se pudesse ter dado a minha vida para ele eu teria dado

Nenhum comentário: